[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-shadow’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_heading heading=’Orientações para estimular o desenvolvimento da linguagem no dia a dia‘ tag=’h1′ style=’blockquote modern-quote modern-centered’ size=” subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’10’ color=’custom-color-heading’ custom_font=’#212467′ av-medium-font-size-title=” av-small-font-size-title=” av-mini-font-size-title=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”][/av_heading]
[/av_section]

[av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#f7f7f7′ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]

[av_one_third first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/06/image001.jpg’ attachment=’305′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_third][av_two_third min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’50px,150px,50px,50px’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
– segure brinquedos perto do seu rosto ao dizer seus nomes;
– veja se a criança percebe algo simples (copo plástico, chapéu) equilibrando na sua cabeça; faça a criança olhar para você e retirar o objeto;
– brinque de “achou” com a criança, escondendo o rosto com um pano, toalha, lençol etc.;
– ponha adesivos no seu nariz; incentive a criança a olhar para você e retirar o adesivo;
– coloque objetos coloridos no seu rosto e deixe que a criança alcance (óculos coloridos, brinquedos, papéis etc.);
– deixe a criança pentear seu cabelo, lavar seu rosto e assim por diante.
– use brinquedos que sejam ativados (como os de corda); quando a criança olhar para o brinquedo e depois para você, faça o brinquedo funcionar;
– use bolinhas de sabão; quando a criança olhar para o recipiente de água e sabão e para você, faça mais bolinhas;
– nas refeições tenha variedades de alimentos; incentive a criança a escolher através do olhar (ela deve olhar para o alimento e para você).
– incentive a criança a apontar coisas para mostrar suas preferências; faça isso proporcionando escolhas durante as refeições, ao vestir-se, ao brincar com brinquedos e etc.;
– coloque o brinquedo favorito da criança fora do alcance dela; mostre para a criança como apontar para o brinquedo, quando a criança apontar, dê o brinquedo para ela;
– aponte para partes do corpo enquanto faz perguntas;
– aponte para figuras em livros enquanto conta histórias;
– use livros com figuras; incentive a criança a apontar as figuras para você nomeá-las; quando a criança tentar apontar para uma figura, nomeie a figura rapidamente, assim ela poderá associar o nome à figura;
– durante um passeio, incentive a criança a apontar para coisas que gostaria de ver mais de perto ou por mais tempo.
– Escolha brinquedos que precisem de botões para ativá-los, ou que façam sons ou movimentos (boneco que pula após algum movimento; girafa que aperta e ela anda; bolinha que aperta e ela pisca);
– Use as vocalizações da criança; quando ela emitir um som, mesmo que não intencional, dê um brinquedo, comida etc; observe se ela começa a perceber que os sons podem ser utilizados para se comunicar com as pessoas;
– brinque de boneca; finja que a boneca está dormindo, diga “shh… a boneca está dormindo”. Então, chegue perto da boneca e diga “Bú!”, faça a boneca pular e parecer assustada. Depois a boneca vai dormir de novo. Você pode fazer com que a criança diga “Bú!” (ou qualquer outro som) para acordar a boneca!;
– construa uma torre com blocos e espere a criança emitir um som antes de derrubá-la. Você pode usar um ursinho para bater na torre e derrubá-la; essa ideia pode ser usada com carrinhos descendo uma rampa, ou com você chutando uma bola.
– incentive a criança a escolher sempre – refeições, vestimentas, brinquedos, brincadeiras (exemplo: “Você quer leite ou suco?”; “Vamos dar bebida ou comida para a boneca?”);
– se a criança não fala incentive a apontar com o olhar ou com gestos;
– use quebra-cabeça/jogo da memória simples (peça para a criança escolher os pedaços que devem ser encaixados).
– brinque de emparelhar objetos e figuras (a criança pode parear objetos primeiro com fotos, depois com desenhos coloridos, depois com desenhos apenas com contorno);
– incentive o jogo simbólico: você e a criança reproduzem na brincadeira situações de vida diária; depois tentam reproduzir situações com bonecas e brinquedos (comer, dormir);
– incentive a criança a desenhar coisas simples: como rosto, pessoas, casa etc. (converse com a criança sobre o que estão desenhando);
– associe efeitos sonoros à brincadeira (como “brummmm” para carro, barulho dos animais etc).
– brinque com atividades compartilhadas, como cantar uma música junto com a criança e incentivá-la a imitar seus gestos;
– brinque de fazer gestos com os dedos, com músicas; observe se a criança tenta imitar, se for preciso pode ajudá-la segurando a mão dela;
– brincadeira: em grupo cada um tem uma xícara; uma pessoa tem bolinhas/bloquinhos/papéis picados dentro de sua xícara; essa pessoa despeja o que tem na xícara, dentro da xícara da pessoa que está do lado e assim por diante (ou brincadeira do passa anel);
– use brinquedos de encaixar ou de construir (lego, bloquinhos de madeira); participe da brincadeira com a criança, dê instruções;
– sente-se de frente para a criança, olhando para o rosto dela; use carros e bolas para empurrar e rolar um para o outro; você ou a criança podem dizer “já” para fazer o outro empurrar o brinquedo.
– construa uma torre, intercalando as pessoas para adicionar blocos;
– usar objetos barulhentos (instrumentos musicais de brinquedo, garrafas plásticas com pedrinhas dentro, latas com pedras ou bolinhas, etc.); troque turnos fazendo sons, cada um tem a sua vez de fazer o barulho;
– trocar turnos fazendo desenhos (cada um desenha uma coisa ou uma parte de um mesmo desenho);
– fantoches/miniaturas; trocar turnos com os fantoches/miniaturas falando em uma brincadeira;
– quebra-cabeças simples, trocando turnos para encaixar as peças.

Bibliografia:

Imagem: http://br.monografias.com/trabalhos3/ludico-alfabetizacao-importancia-atividades-educativas/ludico-alfabetizacao-importancia-atividades-educativas2.shtml

Texto: (Perissinoto et al; s/d)
[/av_textblock]

[/av_two_third][av_textblock size=” font_color=” color=” av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
– segure brinquedos perto do seu rosto ao dizer seus nomes;
– veja se a criança percebe algo simples (copo plástico, chapéu) equilibrando na sua cabeça; faça a criança olhar para você e retirar o objeto;
– brinque de “achou” com a criança, escondendo o rosto com um pano, toalha, lençol etc.;
– ponha adesivos no seu nariz; incentive a criança a olhar para você e retirar o adesivo;
– coloque objetos coloridos no seu rosto e deixe que a criança alcance (óculos coloridos, brinquedos, papéis etc.);
– deixe a criança pentear seu cabelo, lavar seu rosto e assim por diante.
– use brinquedos que sejam ativados (como os de corda); quando a criança olhar para o brinquedo e depois para você, faça o brinquedo funcionar;
– use bolinhas de sabão; quando a criança olhar para o recipiente de água e sabão e para você, faça mais bolinhas;
– nas refeições tenha variedades de alimentos; incentive a criança a escolher através do olhar (ela deve olhar para o alimento e para você).
– incentive a criança a apontar coisas para mostrar suas preferências; faça isso proporcionando escolhas durante as refeições, ao vestir-se, ao brincar com brinquedos e etc.;
– coloque o brinquedo favorito da criança fora do alcance dela; mostre para a criança como apontar para o brinquedo, quando a criança apontar, dê o brinquedo para ela;
– aponte para partes do corpo enquanto faz perguntas;
– aponte para figuras em livros enquanto conta histórias;
– use livros com figuras; incentive a criança a apontar as figuras para você nomeá-las; quando a criança tentar apontar para uma figura, nomeie a figura rapidamente, assim ela poderá associar o nome à figura;
– durante um passeio, incentive a criança a apontar para coisas que gostaria de ver mais de perto ou por mais tempo.
– Escolha brinquedos que precisem de botões para ativá-los, ou que façam sons ou movimentos (boneco que pula após algum movimento; girafa que aperta e ela anda; bolinha que aperta e ela pisca);
– Use as vocalizações da criança; quando ela emitir um som, mesmo que não intencional, dê um brinquedo, comida etc; observe se ela começa a perceber que os sons podem ser utilizados para se comunicar com as pessoas;
– brinque de boneca; finja que a boneca está dormindo, diga “shh… a boneca está dormindo”. Então, chegue perto da boneca e diga “Bú!”, faça a boneca pular e parecer assustada. Depois a boneca vai dormir de novo. Você pode fazer com que a criança diga “Bú!” (ou qualquer outro som) para acordar a boneca!;
– construa uma torre com blocos e espere a criança emitir um som antes de derrubá-la. Você pode usar um ursinho para bater na torre e derrubá-la; essa ideia pode ser usada com carrinhos descendo uma rampa, ou com você chutando uma bola.
– incentive a criança a escolher sempre – refeições, vestimentas, brinquedos, brincadeiras (exemplo: “Você quer leite ou suco?”; “Vamos dar bebida ou comida para a boneca?”);
– se a criança não fala incentive a apontar com o olhar ou com gestos;
– use quebra-cabeça/jogo da memória simples (peça para a criança escolher os pedaços que devem ser encaixados).
– brinque de emparelhar objetos e figuras (a criança pode parear objetos primeiro com fotos, depois com desenhos coloridos, depois com desenhos apenas com contorno);
– incentive o jogo simbólico: você e a criança reproduzem na brincadeira situações de vida diária; depois tentam reproduzir situações com bonecas e brinquedos (comer, dormir);
– incentive a criança a desenhar coisas simples: como rosto, pessoas, casa etc. (converse com a criança sobre o que estão desenhando);
– associe efeitos sonoros à brincadeira (como “brummmm” para carro, barulho dos animais etc).
– brinque com atividades compartilhadas, como cantar uma música junto com a criança e incentivá-la a imitar seus gestos;
– brinque de fazer gestos com os dedos, com músicas; observe se a criança tenta imitar, se for preciso pode ajudá-la segurando a mão dela;
– brincadeira: em grupo cada um tem uma xícara; uma pessoa tem bolinhas/bloquinhos/papéis picados dentro de sua xícara; essa pessoa despeja o que tem na xícara, dentro da xícara da pessoa que está do lado e assim por diante (ou brincadeira do passa anel);
– use brinquedos de encaixar ou de construir (lego, bloquinhos de madeira); participe da brincadeira com a criança, dê instruções;
– sente-se de frente para a criança, olhando para o rosto dela; use carros e bolas para empurrar e rolar um para o outro; você ou a criança podem dizer “já” para fazer o outro empurrar o brinquedo.
– construa uma torre, intercalando as pessoas para adicionar blocos;
– usar objetos barulhentos (instrumentos musicais de brinquedo, garrafas plásticas com pedrinhas dentro, latas com pedras ou bolinhas, etc.); troque turnos fazendo sons, cada um tem a sua vez de fazer o barulho;
– trocar turnos fazendo desenhos (cada um desenha uma coisa ou uma parte de um mesmo desenho);
– fantoches/miniaturas; trocar turnos com os fantoches/miniaturas falando em uma brincadeira;
– quebra-cabeças simples, trocando turnos para encaixar as peças.

Bibliografia:

Imagem: http://br.monografias.com/trabalhos3/ludico-alfabetizacao-importancia-atividades-educativas/ludico-alfabetizacao-importancia-atividades-educativas2.shtml

Texto: (Perissinoto et al; s/d)
[/av_textblock]

[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_two_fifth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[/av_two_fifth][av_one_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/05/fc-horizontal-300×117.jpg’ attachment=’13’ attachment_size=’medium’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_fifth]
[/av_section]