[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-shadow’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]

[av_heading heading=’Como avaliar a criança que não fala?‘ tag=’h1′ style=’blockquote modern-quote modern-centered’ size=” subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’10’ color=’custom-color-heading’ custom_font=’#212467′ av-medium-font-size-title=” av-small-font-size-title=” av-mini-font-size-title=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”][/av_heading]

[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#f7f7f7′ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]

[av_one_third first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/07/iStock-671550886-1030×687.jpg’ attachment=’349′ attachment_size=’large’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_third][av_two_third min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’50px,150px,50px,50px’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Na Fonoaudiologia muitas vezes nos deparamos com crianças que ainda não desenvolveram a fala, porém mesmo nestes casos, possuímos maneiras para conhecer e avaliar o perfil comunicativo e de linguagem dos pequenos. Vale ressaltar a importância de considerar outras formas de participação, como os gestos e as vocalizações.
A linguagem tem um papel constitutivo no conhecimento de mundo da criança, assim como na interação social. Por isso, a importância e necessidade de se avaliar este aspecto independentemente de estruturas linguísticas já vem sendo realizada nos Distúrbios da Comunicação.
A comunicação não-verbal pode ser escolhida pelas crianças com atraso de linguagem, assim ela merece um lugar de reflexão e análise. A avaliação deve permitir que o paciente seja locutor autônomo, iniciador de processos comunicativos e não somente passivo ao que lhe é perguntado.
Os testes são úteis na avaliação da linguagem em curso, mas a maioria perde sua função em crianças que não apresentam linguagem verbal. A avaliação observacional tem como vantagens a obtenção de dados mais qualitativos, já que atenta-se para a forma e função da comunicação, tendo-se a linguagem como atividade, como ações sobre o outro e o mundo, independentemente das estruturas linguísticas (Hage, 2001).
O foco da análise são as produções da criança como troca comunicativa ou ativi-dade dialógica, através de procedimentos avaliativos observacionais e semi-estruturados, como a brincadeira livre e a brincadeira semi-estruturada, no qual o interlocutor é ativo, respondendo e iniciando as atividades comunicativas. Considerando os seguintes aspectos:
-dinâmica de entrevista;
-analise do comportamento comunicativo e sua intencionalidade;
-aspectos não-verbais e interação, como contato visual e físico, gestos (ex.: apontar) vocalizações e verbalizações;
-intencionalidade do comportamento;
-aguardar a resposta do outro.
-funções dos comportamentos comunicativos;
-meios de comunicação utilizados.
Esta investigação não depende de produção linguística da criança e pode ser investigada naquelas crianças que não falam, possibilitando um diagnóstico mais precoce. Porém, esta avaliação não exclui demais procedimentos que o profissional fonoaudiólogo julgue necessário para o caso.

Bibliografia:

Imagem: https://leiturinha.com.br/blog/atencao-aos-sinais-de-que-seu-filho-precisa-de-um-psicologo/

Texto: Simone Rocha de Vasconcellos Hage. Avaliando a Linguagem na Ausência da Oralidade – estudos psicolinguísticos. Edusc: Bauru/SP, 2001.
[/av_textblock]

[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ admin_preview_bg=”]

[/av_two_third][av_textblock size=” font_color=” color=” av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Na Fonoaudiologia muitas vezes nos deparamos com crianças que ainda não desenvolveram a fala, porém mesmo nestes casos, possuímos maneiras para conhecer e avaliar o perfil comunicativo e de linguagem dos pequenos. Vale ressaltar a importância de considerar outras formas de participação, como os gestos e as vocalizações.
A linguagem tem um papel constitutivo no conhecimento de mundo da criança, assim como na interação social. Por isso, a importância e necessidade de se avaliar este aspecto independentemente de estruturas linguísticas já vem sendo realizada nos Distúrbios da Comunicação.
A comunicação não-verbal pode ser escolhida pelas crianças com atraso de linguagem, assim ela merece um lugar de reflexão e análise. A avaliação deve permitir que o paciente seja locutor autônomo, iniciador de processos comunicativos e não somente passivo ao que lhe é perguntado.
Os testes são úteis na avaliação da linguagem em curso, mas a maioria perde sua função em crianças que não apresentam linguagem verbal. A avaliação observacional tem como vantagens a obtenção de dados mais qualitativos, já que atenta-se para a forma e função da comunicação, tendo-se a linguagem como atividade, como ações sobre o outro e o mundo, independentemente das estruturas linguísticas (Hage, 2001).
O foco da análise são as produções da criança como troca comunicativa ou ativi-dade dialógica, através de procedimentos avaliativos observacionais e semi-estruturados, como a brincadeira livre e a brincadeira semi-estruturada, no qual o interlocutor é ativo, respondendo e iniciando as atividades comunicativas. Considerando os seguintes aspectos:
-dinâmica de entrevista;
-analise do comportamento comunicativo e sua intencionalidade;
-aspectos não-verbais e interação, como contato visual e físico, gestos (ex.: apontar) vocalizações e verbalizações;
-intencionalidade do comportamento;
-aguardar a resposta do outro.
-funções dos comportamentos comunicativos;
-meios de comunicação utilizados.
Esta investigação não depende de produção linguística da criança e pode ser investigada naquelas crianças que não falam, possibilitando um diagnóstico mais precoce. Porém, esta avaliação não exclui demais procedimentos que o profissional fonoaudiólogo julgue necessário para o caso.

Bibliografia:

Imagem: https://leiturinha.com.br/blog/atencao-aos-sinais-de-que-seu-filho-precisa-de-um-psicologo/

Texto: Simone Rocha de Vasconcellos Hage. Avaliando a Linguagem na Ausência da Oralidade – estudos psicolinguísticos. Edusc: Bauru/SP, 2001.
[/av_textblock]

[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ admin_preview_bg=”]

[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_two_fifth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[/av_two_fifth][av_one_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/05/fc-horizontal-300×117.jpg’ attachment=’13’ attachment_size=’medium’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_fifth]
[/av_section]