[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-shadow’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_heading heading=’O que é Consciência Fonológica?‘ tag=’h1′ style=’blockquote modern-quote modern-centered’ size=” subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’10’ color=’custom-color-heading’ custom_font=’#212467′ av-medium-font-size-title=” av-small-font-size-title=” av-mini-font-size-title=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”][/av_heading]
[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]
[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#f7f7f7′ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_one_third first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/08/download-1-1.jpg’ attachment=’513′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]
[/av_one_third][av_two_third min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’50px,150px,50px,50px’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Esta habilidade é definida como a capacidade de refletir sobre a estrutura sonora da fala bem como manipular seus componentes estruturais, tratando-se, portanto, da capacidade de pensar e operar sobre a linguagem como um objeto (Moojen et al., 2003).
A consciência fonológica, forma junto com outras duas habilidades, o que chamamos de processamento fonológico, que por sua vez é considerado uma condição necessária à alfabetização e facilitadora da aprendizagem da leitura e da escrita (Demont, 1997).
Seu desenvolvimento é espontâneo, automático e natural e apesar de não receber atenção especial na comunicação, pode ser acionado quando há necessidade de se ter controle sobre a língua (Cielo, 2002). Sendo seu papel mais evidente para o desenvolvimento da linguagem escrita do que para a fala.
A habilidade da consciência fonológica melhora com a idade e alguns de seus níveis necessitam da instrução alfabética. Vários estudos apontam que as crianças que têm consciência dos fonemas avançam de forma mais fácil e produtiva na escrita e na leitura (Santos e Navas, 2002).
As atividades de consciência fonológica contribuem para melhorar o desempenho da criança durante a fase inicial do aprendizado da leitura, repercurtindo positivamente em estágios mais avançados do processo (Capovilla et al, 2004). Assim como o treinamento e a terapia fonoaudiológica, são fatores que facilitam a aquisição do código escrito.
Bibliografia:
Texto:
– Moojen et al. CONFIAS – consciênia fonológica: intrumento de avaliação sequencial. Casa do Psicólogo: São Paulo, 2003.
– Demont, E. onsciência fonológica, consciência sintárica, que papéis desempenham na aprendizagem eficaz da leitura?. Artes Médicas: Porto Alegre, 1997.
– Cielo, C.A. Habilidades em consciência fonológia em crianças de 4 a 8 anos de idade. Rev. Pró-Fono: Barueri, 2002.
– Santos e Navas. Distúrbios da leitura e escrita: teoria e prática. Manole: Barueri, 2002.
– Capovilla et al. Habilidades cognitivas que predizem competênia de leitura e escrita. Psiol. Teoria e Prática: São Paulo, 2004.
Imagem:
-http://www.itad.pt/problemas-escolares/consciencia-fonologica/
[/av_textblock]
[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ admin_preview_bg=”]
[/av_two_third][av_textblock size=” font_color=” color=” av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Esta habilidade é definida como a capacidade de refletir sobre a estrutura sonora da fala bem como manipular seus componentes estruturais, tratando-se, portanto, da capacidade de pensar e operar sobre a linguagem como um objeto (Moojen et al., 2003).
A consciência fonológica, forma junto com outras duas habilidades, o que chamamos de processamento fonológico, que por sua vez é considerado uma condição necessária à alfabetização e facilitadora da aprendizagem da leitura e da escrita (Demont, 1997).
Seu desenvolvimento é espontâneo, automático e natural e apesar de não receber atenção especial na comunicação, pode ser acionado quando há necessidade de se ter controle sobre a língua (Cielo, 2002). Sendo seu papel mais evidente para o desenvolvimento da linguagem escrita do que para a fala.
A habilidade da consciência fonológica melhora com a idade e alguns de seus níveis necessitam da instrução alfabética. Vários estudos apontam que as crianças que têm consciência dos fonemas avançam de forma mais fácil e produtiva na escrita e na leitura (Santos e Navas, 2002).
As atividades de consciência fonológica contribuem para melhorar o desempenho da criança durante a fase inicial do aprendizado da leitura, repercurtindo positivamente em estágios mais avançados do processo (Capovilla et al, 2004). Assim como o treinamento e a terapia fonoaudiológica, são fatores que facilitam a aquisição do código escrito.
Bibliografia:
Texto:
– Moojen et al. CONFIAS – consciênia fonológica: intrumento de avaliação sequencial. Casa do Psicólogo: São Paulo, 2003.
– Demont, E. onsciência fonológica, consciência sintárica, que papéis desempenham na aprendizagem eficaz da leitura?. Artes Médicas: Porto Alegre, 1997.
– Cielo, C.A. Habilidades em consciência fonológia em crianças de 4 a 8 anos de idade. Rev. Pró-Fono: Barueri, 2002.
– Santos e Navas. Distúrbios da leitura e escrita: teoria e prática. Manole: Barueri, 2002.
– Capovilla et al. Habilidades cognitivas que predizem competênia de leitura e escrita. Psiol. Teoria e Prática: São Paulo, 2004.
Imagem:
-http://www.itad.pt/problemas-escolares/consciencia-fonologica/
[/av_textblock]
[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ admin_preview_bg=”]
[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]
[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_two_fifth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[/av_two_fifth][av_one_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/05/fc-horizontal-300×117.jpg’ attachment=’13’ attachment_size=’medium’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]
[/av_one_fifth]
[/av_section]