[av_textblock]

[/av_textblock]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-shadow’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]

[av_heading heading=’Os marcos do desenvolvimento da linguagem‘ tag=’h1′ style=’blockquote modern-quote modern-centered’ size=” subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’10’ color=’custom-color-heading’ custom_font=’#212467′ av-medium-font-size-title=” av-small-font-size-title=” av-mini-font-size-title=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”][/av_heading]

[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#f7f7f7′ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]

[av_one_third first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/08/images-1.jpg’ attachment=’516′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_third][av_two_third min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’50px,150px,50px,50px’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Muitos autores apontam duas etapas na aquisição da linguagem infantil: a pré-linguística e a linguística/semiótica.
A primeira etapa, abrange aproximadamente, os doze primeiros meses de idade e sua manifestação verbal é o choro, que passa a ser diferencial no início do segundo mês de vida, todo esse conjunto de comunicação ditas não-verbais aprendidas ao longo do primeiro ano de vida, preparam o indivíduo para a aquisição da linguagem.
– aos dois meses: começará a girar em direção ao local de onde vem a voz;
– aos três/quatro meses: inicia uma espécie de conversa, como uma atividade lúdica, no qual exercitará sua musculatura articulatória e de fonação. Emite sons variados e reconhece sons familiares;
– aos seis meses: imita o som feito por outros e inicia um diálogo vocal;
– aos oito meses: as emissões iniciais reduzem e permanecem as vocálicas e consonantais fundamentais;
– aos dez meses: a criança tende a repetir monossílabos que podem ser considerados esboços das primeiras palavras, surgem também imitações e onomatopéias, associadas com a linguagem gestual;
– entre onze e doze meses: já se identifica com o próprio nome e começa a compreender o significado de algumas palavras.
A etapa linguística é a fase da construção da linguagem:
– entre doze e quinze meses: surge a primeira palavra intencional e significativa, sendo normalmente um monossílabo duplicado. A criança passa a utilizar uma palavra como expressão global de sentimentos e para pedir objetos diferentes;
– com dezoito meses: pode emitir ao redor de dez palavras e descobre que cada objeto tem um nome diferente;
– entre dezoito meses e dois anos: surge o não e a primeira frase, com a combinação de duas palavras, o que chamamos de justaposição;
– entre dois e três anos: aumenta o número de palavras e a precisão do que a criança emite, além de aquisições fonéticas e sintáticas;
– com três anos: produz palavras de três sílabas e compõe frases simples. Vai adquirindo também uma consciência de si mesma diferenciada do outro e é capaz de se relacionar com ele;
– com quatro anos: já adquirida a linguagem básica, utiliza frases mais complexas, iniciam-se as narrativas e a participação em conversas;
– com cinco anos: aperfeiçoamento da construção gramatical, morfossintaxe;
– com seis anos: pode emitir qualquer som do idioma, expressa claramente acontecimentos e realiza adequadamente a concordância sujeito e verbo;
– entre sete e oito anos: inicia produção de orações passivas e começa a compreender que um fato pode ser descrito a partir de diferentes pontos de vista.
A linguagem é considerada um sistema de símbolos que nos permite expressar e compreender infinitas variedades de mensagens, sendo o seu desenvolvimento um dos fatores fundamentais para o crescimento infantil harmônico nas questões sociais, relacionais e de aprendizagem. Sua aquisição é dependente de fatores como adequação de estruturas cerebrais, ausência de intercorrências pré, peri ou pós-natais e interação social/ ambiental.
Por meio da linguagem aprendemos, desenvolvemos-nos e criamos nossa realidade, assim o indivíduo apropria-se do conhecimento, toma consciência de si e de suas ações.

Bibliografia:
Texto:

– Bee, H. A criança em Desenvolvimento. Artes Médicas, 1996.
-Transtornos de Aprendizagem e Autismo. Grupo Cultural, Edição 2014.

Imagem:

-https://cliapsicologia.com.br/caracteristicas-da-linguagem-oral-de-criancas-da-educacao-infantil/
[/av_textblock]

[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ admin_preview_bg=”]

[/av_two_third][av_textblock size=” font_color=” color=” av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Muitos autores apontam duas etapas na aquisição da linguagem infantil: a pré-linguística e a linguística/semiótica.
A primeira etapa, abrange aproximadamente, os doze primeiros meses de idade e sua manifestação verbal é o choro, que passa a ser diferencial no início do segundo mês de vida, todo esse conjunto de comunicação ditas não-verbais aprendidas ao longo do primeiro ano de vida, preparam o indivíduo para a aquisição da linguagem.
– aos dois meses: começará a girar em direção ao local de onde vem a voz;
– aos três/quatro meses: inicia uma espécie de conversa, como uma atividade lúdica, no qual exercitará sua musculatura articulatória e de fonação. Emite sons variados e reconhece sons familiares;
– aos seis meses: imita o som feito por outros e inicia um diálogo vocal;
– aos oito meses: as emissões iniciais reduzem e permanecem as vocálicas e consonantais fundamentais;
– aos dez meses: a criança tende a repetir monossílabos que podem ser considerados esboços das primeiras palavras, surgem também imitações e onomatopéias, associadas com a linguagem gestual;
– entre onze e doze meses: já se identifica com o próprio nome e começa a compreender o significado de algumas palavras.
A etapa linguística é a fase da construção da linguagem:
– entre doze e quinze meses: surge a primeira palavra intencional e significativa, sendo normalmente um monossílabo duplicado. A criança passa a utilizar uma palavra como expressão global de sentimentos e para pedir objetos diferentes;
– com dezoito meses: pode emitir ao redor de dez palavras e descobre que cada objeto tem um nome diferente;
– entre dezoito meses e dois anos: surge o não e a primeira frase, com a combinação de duas palavras, o que chamamos de justaposição;
– entre dois e três anos: aumenta o número de palavras e a precisão do que a criança emite, além de aquisições fonéticas e sintáticas;
– com três anos: produz palavras de três sílabas e compõe frases simples. Vai adquirindo também uma consciência de si mesma diferenciada do outro e é capaz de se relacionar com ele;
– com quatro anos: já adquirida a linguagem básica, utiliza frases mais complexas, iniciam-se as narrativas e a participação em conversas;
– com cinco anos: aperfeiçoamento da construção gramatical, morfossintaxe;
– com seis anos: pode emitir qualquer som do idioma, expressa claramente acontecimentos e realiza adequadamente a concordância sujeito e verbo;
– entre sete e oito anos: inicia produção de orações passivas e começa a compreender que um fato pode ser descrito a partir de diferentes pontos de vista.
A linguagem é considerada um sistema de símbolos que nos permite expressar e compreender infinitas variedades de mensagens, sendo o seu desenvolvimento um dos fatores fundamentais para o crescimento infantil harmônico nas questões sociais, relacionais e de aprendizagem. Sua aquisição é dependente de fatores como adequação de estruturas cerebrais, ausência de intercorrências pré, peri ou pós-natais e interação social/ ambiental.
Por meio da linguagem aprendemos, desenvolvemos-nos e criamos nossa realidade, assim o indivíduo apropria-se do conhecimento, toma consciência de si e de suas ações.

Bibliografia:
Texto:

– Bee, H. A criança em Desenvolvimento. Artes Médicas, 1996.
-Transtornos de Aprendizagem e Autismo. Grupo Cultural, Edição 2014.

Imagem:

-https://cliapsicologia.com.br/caracteristicas-da-linguagem-oral-de-criancas-da-educacao-infantil/
[/av_textblock]

[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ admin_preview_bg=”]

[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_two_fifth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[/av_two_fifth][av_one_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/05/fc-horizontal-300×117.jpg’ attachment=’13’ attachment_size=’medium’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_fifth]
[/av_section]