[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-shadow’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]

[av_heading heading=’Auxiliando a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais‘ tag=’h1′ style=’blockquote modern-quote modern-centered’ size=” subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’10’ color=’custom-color-heading’ custom_font=’#212467′ av-medium-font-size-title=” av-small-font-size-title=” av-mini-font-size-title=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”][/av_heading]

[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#f7f7f7′ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]

[av_one_third first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/07/download.jpg’ attachment=’374′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_third][av_two_third min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’50px,150px,50px,50px’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Atender às demandas educacionais especiais significa não só modificar o sistema adotado pela escola, mas também a expectativa em relação aos alunos, permitindo flexibilizar e organizar conteúdos, para que estes satisfaçam as reais necessidades dos estudantes (Nascimento, 2012).
Para isso faz-se necessária a formação e atualização profissional, assim como a adaptação curricular e demais pressupostos (Nascimento, 2012):
– atitudes favoráveis da escola quanto a diversificar e flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem;
– identificar as necessidades para priorização de recursos e meios para a educação;
– diversificar a adoção de currículos e propostas;
– flexibilizar a organização e o funcionamento da escola;
– possibilitar a inclusão de profissionais especializados e demais serviços de apoio.
Apesar da individualidade de cada caso, algumas atitudes podem auxiliar o processo de aprendizagem:
1) Nos Distúrbios da Aprendizagem: sentar o aluno na frente, desenvolver habilidades organizacionais, estabelecer regras, trabalhar imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, ritmo, habilidades auditivas e visuais, linguagem oral, ser consistente em condutas e certificar-se de que o aluno tenha oportunidades;
2) Nos Distúrbios de Comunicação: sentar o aluno na frente, adequar a própria linguagem à compreensão do aluno, usar referências específicas, criar ambiente positivo, ser um bom ouvinte, oferecer oportunidades para o aluno falar de seus interesses, estimular o aluno a expressar suas opiniões, falar com boa articulação e com sentenças simples, garantir que o aluno tenha entendido a mensagem – usando os recursos necessários, minimizar barulhos externos e estímulos visuais, dar feedback auditivo para o controle da qualidade de fala e seu aprendizado;
3) Distúrbios do Processamento Auditivo Central: chamar a atenção do aluno antes de falar, olhar para o aluno de frente, contar histórias e músicas, falar com boa articulação, acrescentar novas palavras para ampliar o vocabulário, buscar diminuir os ruídos da sala, sentar o aluno na frente, longe de portas e janelas, repassar instruções e informações, usar atividades motivadoras e escutar o aluno;
4) Transtorno do Espectro do Autismo: sentar o aluno na frente da sala, adequar a linguagem à compreensão do aluno, selecionar metas e objetivos de aprendizagem funcionais e relevantes, ensinar habilidade de: atenção, imitação, linguagem receptiva, compreensão, linguagem expressiva, jogo simbólico, brincadeiras, atividades compartilhadas e interação social.

Bibliografia:

Imagem: http://www.adachiodontologia.com.br/pacientes-com-necessidades-especiais/

Texto: Nascimento, RTA. Alunos com necessidades especiais na sala de aula: informações elementares para o professor. Editora Memnon, São Paulo; 2012.
[/av_textblock]

[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ admin_preview_bg=”]

[/av_two_third][av_textblock size=” font_color=” color=” av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Atender às demandas educacionais especiais significa não só modificar o sistema adotado pela escola, mas também a expectativa em relação aos alunos, permitindo flexibilizar e organizar conteúdos, para que estes satisfaçam as reais necessidades dos estudantes (Nascimento, 2012).
Para isso faz-se necessária a formação e atualização profissional, assim como a adaptação curricular e demais pressupostos (Nascimento, 2012):
– atitudes favoráveis da escola quanto a diversificar e flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem;
– identificar as necessidades para priorização de recursos e meios para a educação;
– diversificar a adoção de currículos e propostas;
– flexibilizar a organização e o funcionamento da escola;
– possibilitar a inclusão de profissionais especializados e demais serviços de apoio.
Apesar da individualidade de cada caso, algumas atitudes podem auxiliar o processo de aprendizagem:
1) Nos Distúrbios da Aprendizagem: sentar o aluno na frente, desenvolver habilidades organizacionais, estabelecer regras, trabalhar imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, ritmo, habilidades auditivas e visuais, linguagem oral, ser consistente em condutas e certificar-se de que o aluno tenha oportunidades;
2) Nos Distúrbios de Comunicação: sentar o aluno na frente, adequar a própria linguagem à compreensão do aluno, usar referências específicas, criar ambiente positivo, ser um bom ouvinte, oferecer oportunidades para o aluno falar de seus interesses, estimular o aluno a expressar suas opiniões, falar com boa articulação e com sentenças simples, garantir que o aluno tenha entendido a mensagem – usando os recursos necessários, minimizar barulhos externos e estímulos visuais, dar feedback auditivo para o controle da qualidade de fala e seu aprendizado;
3) Distúrbios do Processamento Auditivo Central: chamar a atenção do aluno antes de falar, olhar para o aluno de frente, contar histórias e músicas, falar com boa articulação, acrescentar novas palavras para ampliar o vocabulário, buscar diminuir os ruídos da sala, sentar o aluno na frente, longe de portas e janelas, repassar instruções e informações, usar atividades motivadoras e escutar o aluno;
4) Transtorno do Espectro do Autismo: sentar o aluno na frente da sala, adequar a linguagem à compreensão do aluno, selecionar metas e objetivos de aprendizagem funcionais e relevantes, ensinar habilidade de: atenção, imitação, linguagem receptiva, compreensão, linguagem expressiva, jogo simbólico, brincadeiras, atividades compartilhadas e interação social.

Bibliografia:

Imagem: http://www.adachiodontologia.com.br/pacientes-com-necessidades-especiais/

Texto: Nascimento, RTA. Alunos com necessidades especiais na sala de aula: informações elementares para o professor. Editora Memnon, São Paulo; 2012.
[/av_textblock]

[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ admin_preview_bg=”]

[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_two_fifth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[/av_two_fifth][av_one_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/05/fc-horizontal-300×117.jpg’ attachment=’13’ attachment_size=’medium’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_fifth]
[/av_section]