[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-shadow’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_heading heading=’Como a Fonoaudiologia avalia a leitura dos escolares‘ tag=’h1′ style=’blockquote modern-quote modern-centered’ size=” subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’10’ color=’custom-color-heading’ custom_font=’#212467′ av-medium-font-size-title=” av-small-font-size-title=” av-mini-font-size-title=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”][/av_heading]
[/av_section]
[av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]
[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#f7f7f7′ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_one_third first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/06/0722930e0652454dadf1e6f7640ada24.jpg’ attachment=’311′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]
[/av_one_third][av_two_third min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’50px,150px,50px,50px’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
A área fonoaudiológica atua, dentro da especialidade de linguagem, com a prevenção, avaliação e tratamento dos transtornos de comunicação, incluindo as questões orais, como a fala e os aspectos escritos, como a leitura.
No caso específico da leitura, a avaliação tem como objetivo, identificar a presença de alterações, comparando o desempenho da habilidade com os padrões de normalidade para a série e escolaridade.
Dentre os aspectos de leitura, o processo diagnóstico deve dar conta de dois componentes: a decodificação e a compreensão leitora.
A primeira, decodificação, é a capacidade relacionada ao reconhecimento de palavras, que permite a identificação dos estímulos recebidos visualmente durante a leitura e o acesso ao seu significado. Sendo dependente, inicialmente, das capacidades de associação fonema-grafema, que levam ao aprendizado do princípio alfabético e dos padrões ortográficos, progressivamente rápidos, precisos e automáticos.
Atualmente, os parâmetros quantitativos como a taxa (velocidade, em palavras por minuto) e a acurácia (precisão, em palavras corretas por minuto) são os mais utilizados na caracterização da fluência da leitura e no diagnóstico de suas desordens . Esses valores são comparados aos parâmetros normativos de acordo com a idade e escolaridade.
Já a compreensão leitora, seria o processo de atribuição de significado a um texto escrito, envolvendo tarefas cognitivas e metacognitivas que elaboram a construção mental. Esse processo se inicia com o acesso ao significado das palavras e continua na contextualização dos significados no nível da frase, possibilitando a compreensão das relações de significado. No final integram as informações na representação de um conhecimento que será confrontado com outros prévios.
A avaliação da compreensão leitora pode envolver atividades como: respostas a questões abertas, de múltipla escolha, análise do conteúdo do reconto (oral ou escrito), questionamentos aos marcos da narrativa e as suas relações. Sendo estes advindos de materiais confiáveis e validados.
Bibliografia:
Imagem: https://www.pinterest.es/pin/859554278853985867/
Texto: Kiida ASB, Chiari BM, Ávila CRB. Escalas de leitura: proposta de avaliação das competências leitoras. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010; 15(4): 546-53.
[/av_textblock]
[/av_two_third][av_textblock size=” font_color=” color=” av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
A área fonoaudiológica atua, dentro da especialidade de linguagem, com a prevenção, avaliação e tratamento dos transtornos de comunicação, incluindo as questões orais, como a fala e os aspectos escritos, como a leitura.
No caso específico da leitura, a avaliação tem como objetivo, identificar a presença de alterações, comparando o desempenho da habilidade com os padrões de normalidade para a série e escolaridade.
Dentre os aspectos de leitura, o processo diagnóstico deve dar conta de dois componentes: a decodificação e a compreensão leitora.
A primeira, decodificação, é a capacidade relacionada ao reconhecimento de palavras, que permite a identificação dos estímulos recebidos visualmente durante a leitura e o acesso ao seu significado. Sendo dependente, inicialmente, das capacidades de associação fonema-grafema, que levam ao aprendizado do princípio alfabético e dos padrões ortográficos, progressivamente rápidos, precisos e automáticos.
Atualmente, os parâmetros quantitativos como a taxa (velocidade, em palavras por minuto) e a acurácia (precisão, em palavras corretas por minuto) são os mais utilizados na caracterização da fluência da leitura e no diagnóstico de suas desordens . Esses valores são comparados aos parâmetros normativos de acordo com a idade e escolaridade.
Já a compreensão leitora, seria o processo de atribuição de significado a um texto escrito, envolvendo tarefas cognitivas e metacognitivas que elaboram a construção mental. Esse processo se inicia com o acesso ao significado das palavras e continua na contextualização dos significados no nível da frase, possibilitando a compreensão das relações de significado. No final integram as informações na representação de um conhecimento que será confrontado com outros prévios.
A avaliação da compreensão leitora pode envolver atividades como: respostas a questões abertas, de múltipla escolha, análise do conteúdo do reconto (oral ou escrito), questionamentos aos marcos da narrativa e as suas relações. Sendo estes advindos de materiais confiáveis e validados.
Bibliografia:
Imagem: https://www.pinterest.es/pin/859554278853985867/
Texto: Kiida ASB, Chiari BM, Ávila CRB. Escalas de leitura: proposta de avaliação das competências leitoras. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010; 15(4): 546-53.
[/av_textblock]
[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]
[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_two_fifth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[/av_two_fifth][av_one_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/05/fc-horizontal-300×117.jpg’ attachment=’13’ attachment_size=’medium’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]
[/av_one_fifth]
[/av_section]