[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-shadow’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]

[av_heading heading=’Manifestações iniciais do Autismo na Comunicação e Linguagem‘ tag=’h1′ style=’blockquote modern-quote modern-centered’ size=” subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’10’ color=’custom-color-heading’ custom_font=’#212467′ av-medium-font-size-title=” av-small-font-size-title=” av-mini-font-size-title=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”][/av_heading]

[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#f7f7f7′ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]

[av_one_third first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/08/abril-azul-mês-do-autismo-entenda-mais-sobre-esse-transtorno-1030×687.jpg’ attachment=’394′ attachment_size=’large’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_third][av_two_third min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’50px,150px,50px,50px’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Nos grandes quadros de Transtorno do Espectro do Autismo ocorrem graves e persistentes prejuízos de linguagem e comunicação.
A criança possui competências para a comunicação desde muito nova, assim como comportamentos como o choro, olhar e o próprio sorriso que já demonstram tais aspectos.
O diagnóstico de autismo é mais facilmente definido por volta dos 24 meses (APA, 2002) e as manifestações envolvem desvios na qualidade da interação social, na comunicação (não-verbal e verbal), no repertório de interesses e brincadeiras.
Apesar de não se expressar com palavras, a interação no primeiro ano de vida é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. O bebê, desde o nascimento, mostra sua disposição para a comunicação com os demais (Perissinoto, 2003).
Seguem alguns sinais de alteração no processo de desenvolvimento da linguagem, antes mesmo do próprio início da fala (Perissinoto, 2003):
Falta de atenção à fala dos pais, com atenção aos demais ruídos do ambiente;
Prejuízo interpessoal, com ausência de sorrisos e troca de olhares;
Ausência de antecipação de gestos;
Ausência do apontar ou dar tchau;
Dificuldade de imitar e participar de brincadeiras interativas;
Os adultos têm dificuldades em interpretar o choro da criança, assim como em atribuir intenção à vocalizações;
É incomum pedirem conforto e ajuda;
Realizam uma exploração repetitiva de objetos e brinquedos;
Apresentam dificuldade em lidar com alterações de hábitos e rotinas.
Vale ressaltar que os indivíduos com autismo tem prejuízos presentes desde os momentos pré-linguísticos (antes da fala propriamente dita). As características variam dentro do espectro, conforme a fase do desenvolvimento e a situação, mantendo-se a correlação entre falhas de interação, social e de linguagem (Perissinoto, 2003).
As habilidades de interação, brincadeira, aspectos comunicativos e de linguagem são abordados e trabalhados pela Fonoaudiologia.

Bibliografia:

Texto:

– Perissinoto, J. (org). Conhecimentos essenciais para atender bem a criança com Autismo. São José dos Campos: Pulso, 2003.
-APA: DSM-IV TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: 4ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Imagem:

-https://hospitalsantamonica.com.br/abril-azul-mes-do-autismo-entenda-mais-sobre-esse-transtorno/
[/av_textblock]

[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ admin_preview_bg=”]

[/av_two_third][av_textblock size=” font_color=” color=” av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Nos grandes quadros de Transtorno do Espectro do Autismo ocorrem graves e persistentes prejuízos de linguagem e comunicação.
A criança possui competências para a comunicação desde muito nova, assim como comportamentos como o choro, olhar e o próprio sorriso que já demonstram tais aspectos.
O diagnóstico de autismo é mais facilmente definido por volta dos 24 meses (APA, 2002) e as manifestações envolvem desvios na qualidade da interação social, na comunicação (não-verbal e verbal), no repertório de interesses e brincadeiras.
Apesar de não se expressar com palavras, a interação no primeiro ano de vida é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. O bebê, desde o nascimento, mostra sua disposição para a comunicação com os demais (Perissinoto, 2003).
Seguem alguns sinais de alteração no processo de desenvolvimento da linguagem, antes mesmo do próprio início da fala (Perissinoto, 2003):
Falta de atenção à fala dos pais, com atenção aos demais ruídos do ambiente;
Prejuízo interpessoal, com ausência de sorrisos e troca de olhares;
Ausência de antecipação de gestos;
Ausência do apontar ou dar tchau;
Dificuldade de imitar e participar de brincadeiras interativas;
Os adultos têm dificuldades em interpretar o choro da criança, assim como em atribuir intenção à vocalizações;
É incomum pedirem conforto e ajuda;
Realizam uma exploração repetitiva de objetos e brinquedos;
Apresentam dificuldade em lidar com alterações de hábitos e rotinas.
Vale ressaltar que os indivíduos com autismo tem prejuízos presentes desde os momentos pré-linguísticos (antes da fala propriamente dita). As características variam dentro do espectro, conforme a fase do desenvolvimento e a situação, mantendo-se a correlação entre falhas de interação, social e de linguagem (Perissinoto, 2003).
As habilidades de interação, brincadeira, aspectos comunicativos e de linguagem são abordados e trabalhados pela Fonoaudiologia.

Bibliografia:

Texto:

– Perissinoto, J. (org). Conhecimentos essenciais para atender bem a criança com Autismo. São José dos Campos: Pulso, 2003.
-APA: DSM-IV TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: 4ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Imagem:

-https://hospitalsantamonica.com.br/abril-azul-mes-do-autismo-entenda-mais-sobre-esse-transtorno/
[/av_textblock]

[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ admin_preview_bg=”]

[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]

[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]

[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]

[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_two_fifth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[/av_two_fifth][av_one_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/05/fc-horizontal-300×117.jpg’ attachment=’13’ attachment_size=’medium’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[/av_one_fifth]
[/av_section]