[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-shadow’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_heading heading=’Orientações e dicas para aprimorar a fala e linguagem da criança‘ tag=’h1′ style=’blockquote modern-quote modern-centered’ size=” subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’10’ color=’custom-color-heading’ custom_font=’#212467′ av-medium-font-size-title=” av-small-font-size-title=” av-mini-font-size-title=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”][/av_heading]
[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]
[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#f7f7f7′ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_one_third first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/08/depositphotos_11570416-stock-photo-playtime.jpg’ attachment=’403′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]
[/av_one_third][av_two_third min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’50px,150px,50px,50px’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Para ajudar no processo de desenvolvimento, seguem orientações quanto ao treino e aprimoramento da linguagem da criança durante a primeira infância:
-Garantir que a criança esteja com a atenção ao rosto do falante, para isso devemos ficar na altura/ no mesmo nível dela e se necessário, utilizar estratégias para esse foco, como levando o item no qual ela está interessada para próximo do nosso rosto, fazendo a criança direcionar o olhar;
-Incentivar cumprimentos e relações interpessoais;
-Auxiliar no processo de atenção compartilhada, com jogos interativos, nos quais cada um tenha sua vez de jogar, treinando também situação de esperar/aguardar e garantindo que o foco da criança se mantenha nessa tarefa;
-A troca de turnos pode ser incentivada com as seguintes atividades: construção de torres intercalando as pessoas para adicionar blocos; usar objetos com barulho, cada um tem a sua vez de fazer o som; cada um desenha uma coisa, fantoches/miniaturas falando em uma brincadeira e quebra-cabeças simples, trocando turnos para encaixar as peças;
-Ensinar que é possível realizar novas tentativas para que o que planejamos ocorra, reforçando as atitudes positivas da criança;
-Desenvolver o simbólico, aproveitar brinquedos e principalmente objetos para criar novas atividades com eles, explorando o item e a criatividade;
-Cantar uma música junto com a criança e incentivá-la a imitar seus gestos ou completar trechos;
-Sentar-se de frente para a criança, olhando para o rosto dela; usar carros e bolas para empurrar e rolar um para o outro; você ou a criança podem dizer “já” para fazer o outro empurrar o brinquedo;
-Incentivar o jogo simbólico: você e a criança reproduzem na brincadeira situações de vida diária; depois tentam reproduzir situações com bonecos e brinquedos (comer, dormir).
-Apresentar um grupo de objetos ou figuras e pedir para a criança pegar as três ou quatro solicitadas;
-Escolher três objetos e/ou figuras e solicitar que a criança realize uma ação com eles, ou com cada um deles;
-Dar instruções de três ou mais itens para a criança executar na mesma ordem oferecida;
-Ler histórias curtas com imagens, mostrar primeiros as imagens, nomear personagens, ver o que a criança acha que vai acontecer e deixar ela participar do processo, deixando-a falar, depois contar e desenhar/pintar a experiência junto com quem realizar a tarefa com ela;
-Apresentar desenhos em preto e branco e pedir para a criança pintar cada imagem de uma cor;
-Incentivar a criança a escolher refeições, vestimentas, brinquedos, brincadeiras (exemplo: “Você quer leite ou suco?”; “Vamos dar água ou comida para o cachorro?”);
-Brincar de eco, reproduzindo palavras que uma outra pessoa emitiu estando escondida, ou com a boca tampada, ou com a criança de olhos fechados;
-Apresentar imagens de categorias semânticas diferentes (como vestuário, alimento, locais, brinquedos, animais, entre outros) e inicialmente nomear para a criança;
-Pedir para a criança apontar/pegar figuras solicitadas dentre vários itens; assim como parear figuras iguais e nomear imagens tanto frequentes, como menos familiares;
-Utilizar jogos como Lince, Memória, Dominó, etc., para treinar o próprio reconhecimento, pareamento e nomeação;
-Criar cenários para a criança escolher as imagens e colocá-las nos locais corretos;
-Mostrar objetos concretos e seus pares em figuras, aproveitar e treinar conceitos, como cor, forma e tamanho;
-Treinar vocabulário com imagens cotidianas que demonstram ações;
-Usar imagens para treino de designação de funções, “Para que serve…?”;
-Treino de elaboração de perguntas e respostas, com “O que, como, onde, etc.”;
-Descrever imagens de situações cotidianas, ou sequências de até duas figuras, com perguntas: “O que está acontecendo aqui” e variações;
-Colar imagens em sequência, criando uma frase;
-Após a produção da criança, dar um feedback auditivo do padrão correto, emitindo a palavra novamente de forma adequada, inserindo-a na própria fala.
Bibliografia:
Imagem: https://br.depositphotos.com/stock-photos/crian%C3%A7as-brincando-desenho.html
Texto: próprio
[/av_textblock]
[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ admin_preview_bg=”]
[/av_two_third][av_textblock size=” font_color=” color=” av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
Para ajudar no processo de desenvolvimento, seguem orientações quanto ao treino e aprimoramento da linguagem da criança durante a primeira infância:
-Garantir que a criança esteja com a atenção ao rosto do falante, para isso devemos ficar na altura/ no mesmo nível dela e se necessário, utilizar estratégias para esse foco, como levando o item no qual ela está interessada para próximo do nosso rosto, fazendo a criança direcionar o olhar;
-Incentivar cumprimentos e relações interpessoais;
-Auxiliar no processo de atenção compartilhada, com jogos interativos, nos quais cada um tenha sua vez de jogar, treinando também situação de esperar/aguardar e garantindo que o foco da criança se mantenha nessa tarefa;
-A troca de turnos pode ser incentivada com as seguintes atividades: construção de torres intercalando as pessoas para adicionar blocos; usar objetos com barulho, cada um tem a sua vez de fazer o som; cada um desenha uma coisa, fantoches/miniaturas falando em uma brincadeira e quebra-cabeças simples, trocando turnos para encaixar as peças;
-Ensinar que é possível realizar novas tentativas para que o que planejamos ocorra, reforçando as atitudes positivas da criança;
-Desenvolver o simbólico, aproveitar brinquedos e principalmente objetos para criar novas atividades com eles, explorando o item e a criatividade;
-Cantar uma música junto com a criança e incentivá-la a imitar seus gestos ou completar trechos;
-Sentar-se de frente para a criança, olhando para o rosto dela; usar carros e bolas para empurrar e rolar um para o outro; você ou a criança podem dizer “já” para fazer o outro empurrar o brinquedo;
-Incentivar o jogo simbólico: você e a criança reproduzem na brincadeira situações de vida diária; depois tentam reproduzir situações com bonecos e brinquedos (comer, dormir).
-Apresentar um grupo de objetos ou figuras e pedir para a criança pegar as três ou quatro solicitadas;
-Escolher três objetos e/ou figuras e solicitar que a criança realize uma ação com eles, ou com cada um deles;
-Dar instruções de três ou mais itens para a criança executar na mesma ordem oferecida;
-Ler histórias curtas com imagens, mostrar primeiros as imagens, nomear personagens, ver o que a criança acha que vai acontecer e deixar ela participar do processo, deixando-a falar, depois contar e desenhar/pintar a experiência junto com quem realizar a tarefa com ela;
-Apresentar desenhos em preto e branco e pedir para a criança pintar cada imagem de uma cor;
-Incentivar a criança a escolher refeições, vestimentas, brinquedos, brincadeiras (exemplo: “Você quer leite ou suco?”; “Vamos dar água ou comida para o cachorro?”);
-Brincar de eco, reproduzindo palavras que uma outra pessoa emitiu estando escondida, ou com a boca tampada, ou com a criança de olhos fechados;
-Apresentar imagens de categorias semânticas diferentes (como vestuário, alimento, locais, brinquedos, animais, entre outros) e inicialmente nomear para a criança;
-Pedir para a criança apontar/pegar figuras solicitadas dentre vários itens; assim como parear figuras iguais e nomear imagens tanto frequentes, como menos familiares;
-Utilizar jogos como Lince, Memória, Dominó, etc., para treinar o próprio reconhecimento, pareamento e nomeação;
-Criar cenários para a criança escolher as imagens e colocá-las nos locais corretos;
-Mostrar objetos concretos e seus pares em figuras, aproveitar e treinar conceitos, como cor, forma e tamanho;
-Treinar vocabulário com imagens cotidianas que demonstram ações;
-Usar imagens para treino de designação de funções, “Para que serve…?”;
-Treino de elaboração de perguntas e respostas, com “O que, como, onde, etc.”;
-Descrever imagens de situações cotidianas, ou sequências de até duas figuras, com perguntas: “O que está acontecendo aqui” e variações;
-Colar imagens em sequência, criando uma frase;
-Após a produção da criança, dar um feedback auditivo do padrão correto, emitindo a palavra novamente de forma adequada, inserindo-a na própria fala.
Bibliografia:
Imagem: https://br.depositphotos.com/stock-photos/crian%C3%A7as-brincando-desenho.html
Texto: próprio
[/av_textblock]
[av_hr class=’invisible’ height=’25’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ av-desktop-hide=’aviaTBav-desktop-hide’ av-medium-hide=’aviaTBav-medium-hide’ admin_preview_bg=”]
[/av_section][av_layout_row border=” min_height_percent=” min_height=’10px’ color=’main_color’ mobile=’av-flex-cells’ id=” av_element_hidden_in_editor=’0′ mobile_breaking=”]
[av_cell_one_fourth vertical_align=’middle’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#458bfb’ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#232669′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’00px’ padding_sync=’true’ background_color=’#900000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=’av-hide-on-mobile’]
[/av_cell_one_fourth][av_cell_one_fourth vertical_align=’top’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ background_color=’#f20000′ src=” attachment=” attachment_size=” background_attachment=’scroll’ background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ mobile_display=”]
[/av_cell_one_fourth]
[/av_layout_row]
[av_section min_height=” min_height_px=’500px’ padding=’default’ shadow=’no-border-styling’ bottom_border=’no-border-styling’ bottom_border_diagonal_color=’#333333′ bottom_border_diagonal_direction=” bottom_border_style=” id=” color=’main_color’ custom_bg=’#ffffff’ src=” attachment=” attachment_size=” attach=’scroll’ position=’top left’ repeat=’no-repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=” av_element_hidden_in_editor=’0′]
[av_two_fifth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[/av_two_fifth][av_one_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_image src=’https://fonoefuncionalidade.com.br/wp-content/uploads/2021/05/fc-horizontal-300×117.jpg’ attachment=’13’ attachment_size=’medium’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=”][/av_image]
[/av_one_fifth]
[/av_section]